Reflexões

Outro tipo de mulher nua…

Texto fascinante e inspirado da jornalista e escritora brasileira Martha Medeiros.

Depois da invenção do photoshop, até a mais insignificante das criaturas vira uma deusa, basta uns retoquezinhos, aqui e ali. Nunca vi tanta mulher nua. Os sites da internet renovam semanalmente seu estoque de gatas vertiginosas. O que não falta é candidata para tirar a roupa. Dá uma grana boa. E o namorado apóia, o pai fica orgulhoso, a mãe acha um acontecimento, as amigas invejam. Então, pudor pra quê?

Não sei se os homens estão radiantes com esta multiplicação de peitos e bundas. Infelizes não devem estar, mas duvido que algo que se tornou tão banal ainda enfeitice os que têm mais de 14 anos. Talvez a verdadeira excitação esteja, hoje, em ver uma mulher se despir de verdade…emocionalmente. Nudez pode ter um significado diferente e muito mais intenso. É assistir a uma mulher desabotoar suas fantasias, suas dores, sua história.

É erótico ver uma mulher que sorri, que chora, que vacila, que fica linda sendo sincera, que fica uma delícia sendo divertida, que deixa qualquer um maluco sendo inteligente. Uma mulher que diz o que pensa, o que sente e o que pretende, sem meias-verdades, sem esconder seus pequenos defeitos. Aliás, deveríamos nos orgulhar de nossas falhas, é o que nos torna humanas, e não bonecas de porcelana.

Arrebatador é assistir ao desnudamento de uma mulher em quem sempre se poderá confiar, mesmo que vire ex, mesmo que saiba demais.  Pouco tempo atrás, posar nua ainda era uma excentricidade das artistas, lembro que esperava-se com ansiedade a revista que traria um ensaio de Dina Sfat, por exemplo – pra citar uma mulher que  sempre teve mais o que mostrar, além do próprio corpo. Mas agora não há mais charme nem suspense, estamos na era das mulheres coisificadas, que posam nuas porque consideram um degrau na carreira. Até é. Na maioria das vezes, rumo  à  decadência. Escadas servem para descer também.

Não é fácil tirar a roupa e ficar pendurada numa banca de jornal, mas, difícil por difícil, também é complicado abrir mão de pudores verbais, expor nossos segredos e insanidades, revelar nosso interior. Mas é o que devemos continuar fazendo. Despir nossa alma e mostrar pra valer quem somos, o que trazemos por dentro. Não conheço strip-tease mais sedutor.

15 Comentários

  • Juci Diass

    “orgulhar de nossas falhas, é o que nos torna humanas”

    depois desta frase eu descobri q amo meu buchechão
    não vou mais nem querer aspirar ele kkkkkkkk

    mas guria sábia ela não
    pior q hj em dia a tigrada so q saber de peitim, bumbum
    e ja nem veem beleza em um sorriso
    a inteligencia pra q né
    tendo peitim , e bumbum pode ser burrinha alguns ate preferem
    gostei da parte da escada como ela diz
    assim como ela sobe
    tbm pode descer !!!

    bjim guri

  • Herval

    Verdade, Juci!

    Você tem um bochechão, que eu nunca tinha notado antes. E sabe por que?

    Porque o que mais gosto em ti são as respostas inteligentes e bem-humoradas. Além desses lindos olhos azuis, claro…(ou serão verdes?) rs

    Meu carinho, guria!

    Herval

  • Jackie Freitas

    Olá meu querido amigo!
    Eu concordo integralmente com a Martha! Não há nada mais banal do que o conceito do erótico ou sensual impostos nessa era de PhotoShop! Mesmo porque, sabemos que o que vemos não é real e sim montado e é tão desestimulante isso. Meu marido aqui diz que a revista pode ser motivo da ereção, mas quando a “musa” abre a boca, rapidamente ela mesma se torna a brochada. Enfim, querido, esse é o padrão de beleza que o “povo” define. Para poucos homens, e digo poucos mesmo, a beleza implícita é desejada. Lidar com as descobertas e os mistérios que envolvem uma sedução exige muito trabalho, muito empenho. Significa fazer parte de um jogo com habilidades que o próprio homem perdeu com a banalização da beleza. Tenho um amigo que sempre me dizia que preferia as mulheres com estrias e celulites. Todos riam dele, mas quando ele explicava as suas razões, fazia com que pensássemos. Ele dizia: “Mulher de verdade, deixa em seu corpo, marcas de sua experiência, crescimento e maturidade. Essas marcas são maravilhosas, pois nos dizem sobre a grandeza da mulher. Celulites são expressões de feminilidade. Quem acha que a mulher com celulite é relaxada, está muito enganado! Aliás, quem valoriza o contrário é que acaba sendo enganado pela montagem, pela falsa plástica! Mulher que se preza, exercita mais o intelecto do que o corpo. Cuidar da saúde e do corpo é uma coisa, agora cultuar o corpo é o suprimento de uma pseudo necessidade de ser bela e desejada. E o que desejamos? O que vemos apenas ou aquilo que nos faz de fato querer? E o que queremos? Uma mulher “bibelô” ou uma mulher com todos os adjetivos e predicados desejáveis? São situações que ilusoriamente parecem iguais, mas só quem sabe discernir essas sutis diferenças é que conquistam a mulher verdadeira!”
    Eu gostava de ouvi-lo. E nesse jogo de palavras ele acabava, mesmo fora dos conceitos de beleza, sendo extremamente sedutor e maravilhosamente belo!
    Grande beijo,
    Jackie

    • Herval

      Minha querida e belíssima amiga Jackie,

      Seu comentário é digno de um post. Recomendo leitura obrigatória a todos aqueles que passarem por aqui. Nota 10!

      Meu carinho,

      Herval

  • Cecilia

    Herval,simplesmente perfeito! Abaixo as mulheres coisificadas, que nada tem para mostrar além de seu porte físico. Achei muito inteligente a colocação da Martha, no que diz respeito a escada. Acredito que já passou da hora das mulheres entenderem que não existe maior sedução do que o suspense.
    Bjos
    Ciça

  • Sissym

    Como mulher, ver tantas mulheres nuas em tudo que lugar é triste. Apaga sonhos, fantasias, desejos… o photoshop realmente é incrivel, consegue fazer milagres que nem uma cirurgia plastica não consegue. Ambos trazem riscos: na cirurgia a mulher pode morrer, na realidade, pode chocar e trazer repudio pela mentira.

    Que bom que o íntimo dos segredos da mente ainda não podem ser todos revelados. Que o pensamento, a atitude, o olhar, ainda não encontraram substitutos. Nesses quesitos… puxa, como tem gente feia! Inventaram aulas de etiqueta para polir quem deseja aparecer…. então… mesmo assim, pode melhorar o que era bruto, mas não é capaz de transbordar a natureza que Deus fez para cada ser humano.

    • Herval

      Querida Sissym,

      A primeira vez que percebi que o fotoshop era poderoso, foi quando transformou a jogadora de basquete Hortência na mulher mais desejada do Brasil….Eu parei, olhei e disse: Meu Deus! Milagres realmente existem!

      Beijinhos,

      Herval

  • marcos airosa

    Parabéns, amigo Herval este texto da Martha Medeiros é sensacional, realmente o photoshop faz milagres, mas ao se olhar no espelho encontra-se a realidade. Mas tudo se resume nesta frase (Despir nossa alma e mostrar pra valer quem somos, o que trazemos por dentro. Não conheço strip-tease mais sedutor.) Isto é que é o mais importante, o que somos internamente. Um abraço.

    • Herval

      Caro amigo Marcos Airosa,

      Obrigado por brindar meu blog com um comentário seu. Isso é sinal de que escolhi bem o texto a ser compartilhado. Temos uma grande amiga em comum: a Jackie Freitas.

      Abraços,

      Herval

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.