É tempo de Natal e todos sabem que é. Basta sair nas ruas e ver quantos Papais Noéis com barbas postiças e algumas originais batem ponto nos Shoppings e distribuem sorrisos também nas escolas do jardim de infância. Bem, eu sou da época em que existiam jardins de infância, alunos que não batiam e nem matavam professores por notas baixas e “bulling” podia ser confundido com aquele papel que vinha dentro dos frascos de remédios e indicava a posologia, indicações e efeitos colaterais. Mas, voltemos ao Natal.
Todo ano tem Natal, porque nessa data, segundo a fé cristã, no dia 25 de dezembro nasceu Jesus. É também quando morre o pobre coitado do Peru da ceia de Natal, que provavelmente não tem nada que ver com o nascimento do Cristo. Eu sei que estamos próximos do grande dia, porque meu chefe fica mais humano. O resto do ano ele parece que foi programado para ignorar que eu existo e os meus colegas, também. Parece-lhe que não passamos de seres programados para fazê-lo ganhar um salário diferenciado. Traduzindo salário diferenciado: Mais do que a gente ganha e menos do que ele acha que merece ganhar.
Também sei que é Natal, porque pela primeira vez o porteiro do meu prédio segurou o portão quando eu cheguei cheio de compras do supermercado. E pasmem: ele me disse “bom dia!”. Não demora e já começam a circular as famigeradas listinhas de final de ano dos porteiros, da servente do meu trabalho, do carteiro, dos caras do caminhão do lixo e tantos outros que passam o ano todo fingindo que não me vêem, mas descobrem que eu existo justamente nessa época.
Antes que vocês me condenem eu me defendo. Não, não estou de mal com a vida. Mentira: eu ando meio de “saco cheio”, sim. Porém, esse artigo ou post é verdadeiro. Contunde, mas verdadeiro, porque contém as minhas verdades. Talvez seja um desabafo, depois de meio século de vida aturando hipocrisias e falta de amor dos homens pelos seus semelhantes. Gente que é capaz de matar de “porrada” um torcedor rival, inerte no asfalto. Gente que arrasta crianças presas em cinto de segurança pelas ruas da cidade. Gente que joga o carro sobre o seu, porque entende que você invadiu o espaço que era dele ou dela. Enfim, gente que só se lembra que é gente uma vez por ano, ou melhor, um mês por ano: Todo dezembro de cada ano.
O ápice da manifestação desse ser que deveria ser o tempo todo humano é a noite de Natal. Nesse dia, distribui sorrisos, presentes e até brinquedos para gente que também é gente como todos nós. Nesse dia, parece que uma venda deixa de existir sobre os olhos do “bom samaritano” e finalmente ele enxerga o mundo ao seu redor. Pena que não dura muito tempo, porque o ano se inicia e junto com ele uma cegueira se instala sobre as córneas da maioria daqueles que antes, no Natal, viam o mundo como sempre deveriam ver: Com os olhos de misericórdia, amor, compaixão e compreensão.
Feliz Natal para todos nós em janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro. Feliz Ano Todo!
Olá meu querido amigo Herval!
Eu compartilho de sua reflexão! Concordo plenamente com ela!
Um dos meus desejos/votos, neste Natal é para que o tal “espírito” natalino, que “humaniza” as pessoas, possa durar por todo o ano e não apenas em alguns dias em que o “apelo” comercial e cristão estão mais evidenciados. Acho curioso perceber como nessa época, realmente, nos tornamos visíveis aos olhos daqueles que nos ignoram por todo o ano… e como os “sentimentos” ficam aflorados nas pessoas… Parece que somente nesta época as pessoas tiram as suas vendas e olham para os lados…
Espero, de verdade, que os meses do novo ano sejam reflexos desses poucos dias… Que o Natal, então, seja por todos os próximos anos… que o Papai Noel leve a todos um único e mesmo presente: “consciência de amor”.
Sei lá…são divagações…ou não…rsrs… Mas não deixam de serem desejos sinceros!
Grande beijo,
Jackie
Querido amigo!
Concordo com você!
Natal é todos os dias,as pessoas tem que pensar,que essa data é para se comemorar o nascimento de Jesus,e refletir na mensagem de amor que ele deixou!
Mensagem de amar nosso próximo como a nós mesmo.
Então porque destratar alguém?
Porque acusar?
Porque fazer sofrer,uma pessoa que as vezes já esta tão machucada!
É amigo,as pessoas tem que repensar seus atos de ironia,de desprezo,e de falta de humanidade.
Ah! mas eu sou caridoso com meu próximo! E é caridoso com a família? Muitas vezes não!
Meu santo não vai com o do fulano! Mas não foi essa lição que Jesus deixou.
Espero e confio que a humanidade deixará de ser um pouco prepotente para ser humano!
Viva o Natal de todos os segundos de nossas vidas,esse é o verdadeiro Natal!
Parabéns por essa abordagem que ainda alguns corações ainda desconhecem!
Bjos no seu coração!
Oi meu amigo….adorei seu post, a essência da Natal deve ser levada para todos os dias de nossa vida…
Mas não concordo que caem as vendas e as pessoas enxergam nesta época do ano! Infelizmente não partilho desta sensação…. o qeu sinto é que as pessoas vestem uma máscara de boas, porque nesta época é assim que devem agir! Puro comportamento social!
Pode parecer que sou pessimista ou dura, mas não sou nem uma coisa e nem outra, no entanto, não posso te dizer que acredito na maioria das boas intenções natalinas, só porque é natal!
Vejo as pessoas fazerem do Natal somente um a época de dar e receber presentes, fazer uma cara de eu te amo a todos e desejar votos de paz que na maioria são da boca pra fora!
Mas olha amigo, nem tudo está perdido, sabe porque? Aqueles que fazem do Natal (a essência) o ano todo… estes sim te olham nos olhos e desejam verdades…..
Beijo no coração…..
Fala Herval! Li seu post e concordo: impressionante como existem pessoas que só te “enxergam” no Natal. Essa confraternização de Natal deveria durar o ano todo.
Um Feliz Ano Todo para você também, meu amigo.
Abraços!
Olá querido amigo Herval
Brilhante sua reflexão neste artigo pautado em verdades extremas!
Infelizmente meu amigo, a maioria das pessoas colocam seus disfarces e suas máscaras nesta data do ano.
Logo depois vem o carnaval, esta época que seria segundo as tradições, a melhor época para usar máscaras.
Mas alguma coisa está invertida neste contexto !
Desejo Saúde, Paz, Harmonia, Solidariedade e Compaixão a todos Sempre.
Saúde e Feliz Natal em todas as épocas e ocasiões.
Parabéns por excelente post.
Beijos
Alba
Então é Natal…
O que você fez?
Um ano termina,
E começa outra vez…
Oi querido,
Feliz Natal e um Novo Ano repleto de paz, saúde e alegria.
Grande beijo.
Então é Natal
Eu muito não fiz
Confesso estou triste
Tentei ser feliz.
Um ano começa
E outro acabou
Ajudei um amigo
Doei meu amor.
Você com certeza
A mim conquistou
Porque tens nobreza
E um grande valor.
Com poucas palavras
Muito se diz
Feliz Natal, Maravilhoso 2011
Querida amiga Beth Muniz.
Parabéns, seu texto de Natal é maravilhoso, é a mais pura verdade. Você sempre teve talento para a literatura e eu tenho muito orgulho de ser sua amiga. beijos Suka