Vivendo como cão e gato

É da natureza humana o julgamento baseado em padrões preestabelecidos. Daí surge o preconceito, a intolerância, a falta de solidariedade.

O que é diferente nos assusta. Ficamos na retaguarda e na expectativa do pior. Sim, do pior. Muitos acreditam que é melhor esperar o pior, porque assim não iremos nos decepcionar, por conta de expectativas positivas. O problema de pensar assim é o “efeito manada” que criamos.  O efeito manada se caracteriza pela ação individual de diversos agentes pondo em prática uma mesma decisão de forma quase simultânea uns aos outros. Assemelham-se, dessa forma, aos animais de pastoreio.

Vejam essa imagem que recebi de um amigo por e-mail. O que você pensaria? A resposta é: o obvio, não? Coitado do gatinho! Se não morrer afogado terá a má sorte de encontrar seu clássico inimigo na saída da piscina. O que ditado mesmo diz? Eles vivem como cão e gato!

Releiam por gentileza, sobre aquilo que escrevi no inicio do texto. Reflitamos todos sobre o resultado na próxima imagem e se cada um repensar suas atitudes faremos todos desse mundo um lugar melhor de se viver. Como diria uma amiga minha: A paz!

” Nós aprendemos
a voar como os pássaros,
a nadar como os peixes,
mas ainda não aprendemos
a conviver como irmãos “

hervalfilho

12 comentários em “Vivendo como cão e gato

  1. DIZEM QUE A MELHOR DEFESA É O ATAQUE, AS VEZES METEMOS OS PÉS PELAS MÃOS SEM NECESSIDADE, TENHO VISTO CÃES E GATOS CONVIREM BEM , JÁ O SER HUMANO, ESSE DEIXA MUITO A DESEJAR EM CERTOS MOMENTOS…

    BJU

  2. Perfeito texto , concordo com tudo, e penso que é tao simples conviver, apenas aceitando que de tudo que existe, ha uma recurso ou uma forma positiva de interagir.
    A natureza e muito sabia nesse sentido, o medico cura, mas aprende com o professor, que tambem se beneficia das profissoes que cada aluno escolhe.
    Ja pensou se so existisse uma profissao com tanta coisa pra fazer?
    Adorei e desejo um otimo fim de semana, “A paz, invadiu o meu coração…”

  3. Amigo Herval, nós aprendemos muito com os animais, e essa amistosidade entre o cão e o gato, deveria ser seguida por todos nós. Mais amor, menos violência. Abraços. Roniel.

  4. Acredite: o contrário também existe!! Gente que só pensa positivo, disfarçadamente, hipcritamente, só para que não se decepcione no caso de suas vibrações de inveja não surtirem efeito, para depois não ficarem com cara de paspalho quando as coisas derem certo. Se derem errado, poderão, então, dizer: “Eu não falei??”.

    Abçs e a Paz!

    Ebrael.

    1. Oi, Valéria!

      Que bom ter você no meu cantinho! Seu comentário me fez de lembrar de um colega de trabalho que, há muitos anos atrás, me dizia: “Quanto mais conheço os homens, mas amo os meus animais”. Ele tinha 12 cães.

      Outro beijo, Herval

  5. Eu fui mostrar à Laura e ela começou a dizer que conhece o cachorro, que é a Charlotte, ela seria capaz de salvar um gato! rssssssss

    Herval, por tolice de uma amiga que tinha implicancia com uma vizinha, eu passei a desprezar esta, sem nada ter feito de errado. Eu fui envolvida pelo sugestionamento alheio. Até o dia que fui parar na mesma sala de aula, fiz questão de sentar-me ao lado dela, sabe o que aconteceu?!

    É uma grande amiga.

    Eu nunca mais permiti que tal atitude interferisse as minhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo