crônicas

“Eu fumava e bebia”, por Michael Douglas

Sou um antitabagista convicto e ferrenho. Fui fumante durante 10 anos e livrei-me do vício do cigarro desde 4 de dezembro de 1986, dia consagrado a Santa Bárbara. O cigarro é uma grande desgraça que enriquece a indústria do tabaco e entristece milhões de famílias vítimas do mal que ele provoca. Vejam o exemplo do ator Michael Douglas, 66 anos, consagrado ator e filho do grande Kirk Douglas. Michael Douglas fez grandes filmes tais como Atração Fatal (1987) e Instinto Selvagem (1992) e agora luta desesperadamente pela vida contra um câncer na garganta provocado pelo cigarro e bebida.

Pensem bem antes de dar a primeira baforada…

11 Comentários

  • Jucifer

    bah guri Herval
    cada vez q leio e vejo imagens como esta
    tenhu a certeza q tenhu q parar com esta melda
    bem ja diminui muito
    estou indo aos poucos
    é devagar se vai ao longe né
    é pode crer naum é falata de vontade naum
    pois isso eu tenh de sobra
    o negocio é bem mais sinistro
    é como atravessar o sinal vermelho
    todos sabem q pode causar sua morte
    mas todos ltrapassam
    mas um dia eu chego lá
    bjo grande guri Herval

    • Herval

      Oi, querida guria ruivinha!

      Obrigado por tão sincero e corajoso comentário. Eu fumei e parei faz quase 24 anos e sei do que falo. Seja assim como você demonstra a todos nós: Determinada e corajosa que vencerá esse maldito vício.

      Beijo grande,
      Herval

  • Fatima Zanin

    Fumar faz muito mal,muitos acham que só vai acontecer com os outros,pode acontecer com ele mesmo,não fumo ,mas conheci pessoas jovens que morreram por problemas do cigarro,foi muito triste,também é o problema de Michael Douglas,tomara que ele reverta a situação.

  • Sissym

    Eu conheço umas pessoas que morreram rapidamente de cancer no pulmão. Assim que diagnostica, a morte vem dentro de uns 6 meses. É muito dificil escapar. Todos tinham mais de 50 anos e fumaram por longos anos, não importa se moderadamente, muito ou demais. Combinar fumo com alcool deve ser um desastre na saude.

    • Herval

      Simone,

      Meu pai morreu de câncer no pulmão faz 20 anos. ele tinha 66 anos, ou seja, a mesma idade do Michael Douglas, coincidentemente. Importante esse seu comentário. Meu pai também combinava álcool e cigarro.

      Grande beijo,
      Herval

  • Jackie Freitas

    Olá meu querido amigo Herval!
    Bem, eu ainda sou da turma dos fumantes. Tenho os meus motivos, encaro a minha opção, conheço as consequências que ela me traz, enfim…sei tudo, mas, como escrevi recentemente, por mais que a gente tenha o conhecimento da teoria , colocar em prática é outra coisa (e bem mais difícil em alguns casos). Como não sou hipócrita, vou deixar aqui a minha admiração por quem conseguiu superar esse vício e desejar que um dia eu esteja evoluída o bastante para pertencer a esse seleto e rico grupo de vencedores.
    Grande beijo, meu querido!
    Jackie

    • Herval

      Querida amiga Jackie,

      Pelo que me contas, você já superou e venceu muitas barreiras na sua vida e só não venceu essa, acredito, porque ainda não a encarou de frente. Eu sou um ex-fumante, como disse, e sei do que te falo. Não se trata de “evolução”, você sabe. Essa é uma questão de saúde, porque o vício está associado a razões de natureza emocional e física, visto que a combinação das substâncias contidas no cigarro com o sangue criam essa dependência química.
      Continuo sendo seu fã, mesmo assim.
      Grande beijo,
      Herval

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.