política

Pão e Circo. Agora, só falta o emprego…(crônica)

Faltam pouco mais de 15 dias para o Carnaval 2010. Agora, o povo vai ter seu Circo, porque o Pão é a Bolsa Família.
Esse método de controle do povo, através de políticas sociais, remonta da Roma Antiga e era conhecida como a política “panem et circenses”. Tal política consistia, basicamente, na oferta de lutas diárias entre gladiadores em estádios parecidos com o Maracanã – na época era o Coliseu.
Durante os eventos, vários alimentos eram distribuídos, especialmente o pão. O objetivo era alcançado, porque enquanto a população se distraía e comia se esquecia dos problemas maiores, como o desemprego, por exemplo. Foram tantas festas para manter a população sob controle, que chegaram a ter 175 feriados, por ano, no calendário romano. Aqui no Brasil são apenas 12 feriados nacionais e alguns outros estaduais e municipais. Acho que não passam de 20 ao ano. Muito pouco comparado com o governo dos Césares, não é mesmo?!
Aliás, todo mundo pensa que é a Bahia que tem mais feriados. O campeão nacional na verdade é o Rio de Janeiro (duvida?). Na Bahia, diga-se de passagem, vive-se em eterno feriado (aí são outros 500), mas foram os cariocas que resolveram oficializar o ócio. Bem que dizem que baiano burro nasce morto…
Depois do carnaval, começa 2010 e eu desejo que seja um ano muito feliz, porque é ano de eleição para presidente do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.